Image
Drupal

Introdução

 

Quando estamos iniciando em determinada tecnologia ficamos meio perdidos em como vamos resolver determinado problema, por exemplo seu gerente pediu pra você criar um ranking das pessoas que mais contribuíram este mês com a comunidade Drupal, e ai como você começaria a resolução deste problema em Drupal?

Um caminho interessante

 

Acredito que a maioria das pessoas iniciantes começaria pesquisando na internet e muitas seguiriam soluções diferentes como: criar um modulo novo, criar uma view de página, criar uma view bloco ou de REST. Enfim, em  Drupal é possível seguir vários caminhos para  resolver determinado problema, mas qual é o melhor caminho? Os caminhos que sigo no meu dia a dia de trabalho são:

1. Eu posso resolver este problema com os recursos que a ferramenta já me oferece?

Se eu posso resolver com recursos que o Drupal já me oferece criando tipos de conteúdo, views etc.. então este é o melhor caminho. Por exemplo no problema citado poderíamos criar um tipo de conteúdo Issue com os campos User referenciado, problemas resolvidos e valor pontuação(int) e depois criar uma view expondo a pontuação em ordem decrescente deste tipo de conteúdo.  Mas como saber os recursos que a ferramenta oferece simples! Leia o user guide do Drupal:  https://www.drupal.org/docs/user_guide/en/index.html

2. Existe algum modulo contribuído que atenda totalmente ou parcialmente a solução? 

Então você leu o user guide e para este problema e não é o suficiente então veja se existe algum modulo contribuído que resolva seu problema: https://www.drupal.org/project/project_module. No Drupal existe uma comunidade que contribui com uma infinidade de modulos que podem te ajudar a resolver seu problema, Aproveite isso e também crie um perfil e colabore :)

3. Não existe modulo contribuído que possa resolver meu problema e agora?

Bom neste caso se a resposta foi negativa para os dois pontos acima, você vai ter que criar um modulo customizado, mas como faça isso? 

1. Leia e pratique a documentação de developer: https://www.drupal.org/docs/develop

2.  Veja exemplos de código pronto no modulo exemples: https://www.drupal.org/project/examples

3.  Busque na internet.

Conclusão

 

Bom pessoal este é um caminho para resolver problemas do dia a dia em Drupal espero que tenham gostado deste workflow e fique a vontade para comentar sobre o caminho que você utiliza também :) 

 

 

Comentários

Muito bom Bernardo! Parabéns pelo workflow, ficou show!! 👏👏 🇧🇷

Inclusive quando chego nesse step de criar algo customizado eu costumo pensar se essa solução pode ser genérica para outras pessoas. Se é muito especifica eu faço custom, e se tem como ser genérica, eu considero criar um novo project para isso:
https://www.drupal.org/contribute-projects

Assim as vezes a mesma solução pode ser reutilizada na comunidade

Ótimo artigo, ficou profissa!
😊👍

Últimos posts

27 Jul 2021 | By fabiogameleira

Instalando o Drupal 9 no Windows com Acquia Dev Desktop 2

Não tem nada mais frustrante do que querer começar a usar o Drupal 9 e não saber nem como instalar. A gente pesquisa no site do drupal.org e encontra milhares de comandos ensinando a instalar o Drupal 9 com o Composer, que também tem milhares de formas de instalar. O que você precisa realmente para ter o seu primeiro site Drupal 9 instalado e rodando?